Lixas de unhas

Uma das coisas mais importes na hora da manicure é lixar as unhas, afinal, nada pior do que uma unha de cada tamanho ou aquela indesejada ‘lasquinha’ no cantinho da unha.

Lixar as unhas, porém, é muito mais do que definir se quer ela curta, longa, quadrada, oval ou redonda. É preciso saber escolher o tipo de lixa, tendo conhecimento de como cada uma delas vai agir nas suas garras. Portanto, hoje o post é exatamente sobre isso, afinal, para você saber qual escolher, primeiro precisa conhecer!



As mais conhecidas, usadas e fáceis de encontrar são as lixas de areia. Por terem baixo preço a durabilidade também é baixa. Elas podem ser encontradas com base de papel e plástico. Seu processo de fabricação é bem simples: a areia é fixada na base. Esse é o tipo mais utilizado inclusive pelas manicures nos salões, pois seu descarte deve ser feito após a primeira utilização, já que o pó branco (resíduo das unhas) que fica depositado nelas gera acumulo de bactérias, que podem acabar passando para unhas e dedos.

Ao usá-la é importante que os movimentos sejam suaves, já que é o tipo de lixa mais agressiva e pode ocasionar o descolamento das lâminas da unhas, gerando descamação, fissuras e quebras.




Certamente não são do tipo encontrado em qualquer lojinha ou supermercado, mas estão sempre presente nas casas de cosméticos e manicures. Não se trata daquela que vem agregada ao cortador de unhas, mas aquelas cuja base normalmente são de plástico e possuem a ponta fina, cujo objetivo é a retirada de sujeiras depositadas embaixo das unhas. Com certeza esse é tipo menos eficiente de lixar as unhas, já que leva bastante tempo para se conseguir chegar ao resultado desejado, entretanto, é a menos agressiva, já que vai reduzindo delicada e vagarosamente o tamanho da unha. Elas devem ser higienizadas com regularidade para evitar a formação de fungos.




São as mais difíceis de encontrar e também as mais caras, isso porque são normalmente importadas. Este é o melhor tipo de lixa, pois possui uma superfície mais suave que as citadas anteriormente e que podem (e devem) ser lavadas. Apesar disso, ela cumpre muito bem o seu papel, com ótima eficiência. Sua durabilidade é excelente, pois mesmo depois de algum tempo de uso a sua superfície continua intacta, gerando assim, um ótimo investimento.

Vale ressaltar que o modo correto de lixar as unhas, independente do modelo usado, é sempre numa direção só (nada de vai e vem), pois isso ajuda a selar as camadas das unhas e evita a quebra. Também nada de passar a lixa na parte superior das unhas (sim, já vi muita gente fazendo isso), para conseguir que a unha fique lisa. Com esse propósito já inventaram lixas polidora, o que é assunto para o próximo post.



Beijos!

Nenhum comentário: