De que adianta??

Seja sincero!!
Adianta cursar e não exercitar?

Em alguns momentos de minha vida páro para pensar qual o sentido de fazer uma faculdade. Será que se resume em ter um papel? A maioria dos professores surgem com os mesmos sermões noturnos de que o mercado está saturado e não há vagas. Então por que cada dia novas portinholas com plaquinhas surgem indicando uma nova faculdade? Ganhar dinheiro dos trouxas seria uma grande explicação.
Não sou pessimista não, muito menos mal amada!! Apenas estou refletindo que estou na reta final do meu curso de comunicação e não fiz nada do que queria ter feito. Ou faço ou pago as contas!
Comunicação sempre foi minha paixão, dentre outras, como música e teatro (que como a grande maioria diz: "Dá diploma, mas não dá dinheiro") e fala sério, nunca vi uma mãe dizer que seu maior sonho é que o filho seja músico ou ator, sempre querem que sejamos médico ou advogado. Minha vida foi de muitas trocas, primeiro como toda menina queria ser professora, até eu ir para a escola e ver que inferno é aquilo (nada contra!); depois quis ser enfermeira, até eu ver o primeiro cadáver em minha frente; morro de medo de água, não sei bem o motivo mas quis ser marinheira, até me inscrevi, mas mamãe não me deixou ir! Quando menos imagino estou com passagem livre para cursar faculdade de jornalismo com bolsa integral!! Graças a Deus descobri que amo comunicação.
Esses dias estava lendo um livro muito interessante, que acredito já ter mencionado aqui ("O Jornalismo é um Humanismo, Victor Folquening"), onde mostra um grande porcentual de estudantes de comunicação com grande sonho mudar o mundo, ou pelo menos contribuir para isso. Comigo não era diferente! Assim que iniciei o curso percebi que tinha uma profunda vontade em mostrar os males do mundo, as desumanidades e de alguma forma interceder a favor do meio ambiente. Tá, eu assumo que poderia ter feito tudo isso de alguma forma, mas apenas vi os anos irem passando, um monte de portas de fechando, a necessidade de sobreviver e colaborar com a sobrevivência de outros através de renda e tudo aquilo que eu queria foi-se pelo ralo. Esses anos de estudos e leituras (principalmente escondido dos meus pais que não me deixavam ler) foram sofridos o bastante para eu saber dar valor ao curso que concluo este ano, mas sempre tenho cá comigo um grande ponto de interrogação, pois a comunicação local têm sofrido constantes degradações, com um jornalismo barato e tendencioso, com o monopólio de empresas e principalmente com a preguiça do curitibano de ler e se informar. Acho que deveria ter feito economia, assim saberia economizar e teria a minha disposição um mercado mais amplo, mas não é isso que eu quero, não é isso que eu amo!! Amo comunicação, amo as pessoas e é isso que me mostra que estou no caminho certo.
"O desejo sincero e profundo do coração é sempre realizado; em minha própria vida tenho sempre verificado a certeza disto." Gandhi

Nenhum comentário: