Semana da Consciência Negra

Depois de vários dias sem computador, finalmente estou de volta!


No dia 20 de novembro, portanto sábado próximo, é comemorado o Dia da Consciência Negra e a semana no qual está incluído chama-se Semana da Consciência Negra. O dia - que não foi escolhido por acaso, mas por ser a data da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 - é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, desde a chegada dos primeiros africanos até os dias atuais.

Na Semana da Consciência Negra são realizadas oficinas, palestras, debates e trabalhos especialmente visando as crianças negras, para que não cresçam com autopreconceito e nem que o aceitem. Aqui em Curitiba teremos algumas atividades: a Band Curitiba terá uma programação especial com o tema Diálogos com as Comunidades, visando a igualdade racial; por meio de uma parceria entre o Teatro Guaíra e a Associação Cultural de Negritude e Ação Popular (ACNAP) várias atividades culturais serão realizadas (confira programação aqui) e também o Concurso Beleza dos Palmares (informações aqui).

O motivo pelo qual falei sobre isso? Assim como a maioria dos brasileiros tenho sim o meu pé lá na África (meu avô materno era de um pequeno país chamado Djibouti), porque me considero negra e porque eu ainda acredito na possiblidade do fim do preconceito e desigualdades raciais.

Bom, já que estou falando sobre o assunto, não posso me furtar de falar sobre o assunto mais comum neste blog: esmaltes. Apesar de toda a modernidade atual sobre o assunto, ainda há preconceito sobre o que mulheres negras devem ou não usar em suas unhas. Não é raro encontrarmos em blogs sobre esmaltes conselhos do tipo: "Negras devem usar esmaltes bronze, mas não marrom; vermelhos, dourados e prateados, mas jamais branco".

É claro que nem preciso dizer que não concordo com nada disso, pois pra mim esmalte reflete personalidade. Dito isso, vejamos como algumas mãos negras tem circulado pela web.










Preciso dizer! Nessa busca pela web acabei encontrando meus novos desejos: o Dry Martini - da MAC e o No More War - da Rescue Beauty Lounge!


Nenhum comentário: