Qual a melhor forma de fazer francesinha?

Uma das unhas mais básicas, que agrada a maioria das mulheres e nunca cai de moda é a francesinha, aquela unha simples com a ponta branca. Entretanto, existem tantas formas de fazê-las, desde passar o bastão para a manicure a fazê-la sozinha, com auxílio de fita adesiva, polegar e com o próprio pincel. Mas, qual a forma mais fácil de fazê-la?

Aí depende! Depende de você, do seu grau de habilidade manual e paciência. Esse post de hoje é para mostrar as muitas formas possíveis de fazer uma francesinha e espero que encontre aquela para chamar de sua!

Você vai precisar de: base para unhas, esmalte branco cremoso (tipo corretivo), algodão, removedor de esmaltes, esmalte banco transparente (como Renda e Paris, da Risqué, ou qualquer outro. Também pode ser levemente rosado, se preferir), palito e Top Coat.

Preparo: O passo básico é preparar as unhas. Se você costuma tirar a cutícula: tire-as. Se você não tira: apenas empurre-as. Lixe as unhas e deixe no tamanho e formato desejado. Hidrate as cutículas e pronto.

Com o próprio pincel do esmalte:

 1- Com a mão bem firme, faça um traço de aproximadamente um milímetro com esmalte branco cremoso na ponta das unhas.

2- Com o palito envolto em algodão umedecido com removedor de esmalte, faça pequenos acertos para deixar os traços simétricos.

 3- O segredo para uma francesinha bem-feita é passar a base somente depois das pontas pintadas de branco, pois ela ajuda a fixar melhor os traços.

 4- Passe esmalte branco transparente para finalizar em uma ou duas demãos, de acordo com o gosto.

 5 - Por fim, passe o Top Coat (ou extra brilho) para fixar o esmalte e deixá-lo brilhante.


Com fita adesiva:

 1 – Corte pequenos pedaços de fita adesiva (mais conhecida como Duréx) e cole nas unhas, deixando as pontas livres. Aqui o importante é tentar deixar o mesmo espaço na ponta de cada unha.

 2 – Aplicar o esmalte branco e logo em seguida retirar a fita adesiva, antes que o esmalte seque, pois se isso ocorrer, há o risco de tirar todo o esmalte.

 3- Depois que o esmalte branco secar, aplique a base, o esmalte e o Top Coat.


Com kit de adesivos para francesinhas:

 1- Aplicar os adesivos nas unhas (eles são encontrados facilmente em farmácias e casa de cosméticos e possuem um formato de “lua crescente” ou C). Com eles, assim como com as fitas adesivas, é preciso tentar deixar as francesinhas da mesma largura.

 2- Aplicar o esmalte branco na ponta da unha, que ficou sem o adesivo. Logo em seguida, retire-o.

 3- Se, por acaso, ficar algum borrão, envolva um pedaço de algodão no palito, umedeça no removedor de esmaltes e passe, com muito cuidado, para consertá-lo.

 4- Depois que o esmalte branco secar, aplique a base, o esmalte e o Top Coat.


Com palito:

 1- Aplicar o esmalte na ponta da unha, a mão livre mesmo, até cobrir toda ponta “crescida” da unha.

 2- Com o palito, de ponta bem fininha, faça um risco o mais reto possível, delimitando onde terminará a ponta branca. O que ficar acima do risco, o excesso, deve ser limpado com o palito envolto em algodão e embebido em removedor de esmaltes.

 3 – Depois de seco aplicar a base, o esmalte e o Top Coat.


Com o polegar como base:

 1 – Na parte oposta a unha do seu polegar, passe uma camada de esmalte branco, fazendo uma linha.

 2- Encoste essa linha nas demais unhas, para deixá-la lá. Se quiser que a francesinha fique mais larga (principalmente se sua unha for mais comprida) basta fazer uma pressão com a unha no seu dedo, para afundá-la e pegar mais esmalte branco. Você pode fazer a linha também na palma da mão.

 3 – Se nos cantinhos ficar sem esmalte, pinte-os cuidadosamente com o pincel mesmo. Limpe os borrões com o palito envolto em algodão umedecido com removedor de esmaltes. Depois que o esmalte branco secar, aplique a base, o esmalte e o Top Coat.


Com pincel:

 1 – Aplicar o esmalte branco na ponta das unhas, a mão livre mesmo. Cuidado para não aplicar em excesso, para não escorrer.

 2- Você vai precisar de um pincel fino levemente arredondado, como os de aplicar sombras nas pálpebras, e um pequeno recipiente com removedor.

 3- Umedeça o pincel no removedor de esmaltes (se preciso, retire o excesso num papel toalha ou pano).

 4- Com cuidado, vá fazendo movimentos de vai e vem, retirando o excesso de esmalte e delimitando a largura da sua francesinha.

5- Depois que o esmalte secar, aplique a base, o esmalte e o Top Coat. 

Além desses, há também quem faça as francesinhas com o corretivo (aquele que usávamos na escola para "apagar" erros de caneta) e tinta para tecido. Para as mais práticas, há a venda francesinhas prontas, em forma de adesivos, para serem colados às unhas, inclusive com diferentes nail arts. Outra novidade é a Francesinha Inteligente, da Fing'rs, que você pode conhecer mais por meio do vídeo:


E você, como faz sua francesinha? Seu método está ou não listado aqui?

Beijos

3 comentários:

Dara Silva disse...

Francesinhas não são minha spreferidas, acho que sai muito fácil.... amo as inglesinhas e gosto das italianinhas...Mas qdo faço a tal francesa gosto do acabamento quando feita com o polegar.
Bjos

leila disse...

OI!
To seguindo seu bog segue o meu to no comecinho !!!
Adorei o post das francesinha!!!
Bjs!!!!

Psicologia do Esmalte disse...

Nossa, adorei este post. Eu costumava usar fita caseira mesmo (fita crepe), mas percebi que a fita deixava torto o traço, sendo que o objetivo era facilitar fazer a francezinha. Aí treinei com o pincel do esmalte mesmo, e hj só uso ele!
Estou seguindo seu blog, pois adorei suas dicas. Segue o meu também! Beijinhos e ótima semana!