Imigração Japonesa X Abolição da Escravatura















Olha, sinceramente não tenho nada contra os japoneses, aliás adoro seus costumes e cultura, até coleciono pequeninas gueixas, mas acho que algo está errado!
Este ano será comemorado os 100 anos de imigração japonesa, que foi quando o navio Kasato Maru ancorou no Porto de Santos no dia 18/06/1908, trazendo as primeiras 165 famílias japonesas que vislumbraram o sonho de uma vida melhor. As festas já começaram e em todos as mídias podemos ver o assunto sendo amplamente divulgado, seja nos meios jornalísticos ou de entretenimento, tem até quem esteja passando série japonesa, como é o caso da Rede Band. Não sei se todos se lembram, mas até no carnaval teve escola de samba com o tema, com direito a gueixa "postiça" e tudo mais. Acho tudo isso ótimo, mas tem algo que realmente me incomoda, e bastante.
Dia 13 de maio de 1888. Será que você sabe o que foi realizado neste dia? Com certeza é um fato bastante importante, que contribuiu para a formação do país que temos hoje. Nesta data foi assinada a Lei Áurea, pela Princesa Isabel, que acabava com a escravidão que se arrastou pelo Brasil Império. Este governo escravocrata foi responsável pela entrada de 6.723.850 africanos no Brasil, do séc. XVI ao XIX, segundo Mircea Buescu. Muitos morreram, para que o país se tornasse próspero e poucos ficassem com muito e eles, os muitos, ficassem com pouco. E isso até hoje não mudou. Estudos comprovam que a maioria dos escravos que foram libertados subiram os morros e formaram o que hoje conhecemos de favela. Deve ser justamente por isso que a dara não é lembrada, já que não envolve dinheiro e somos um país puramente capitalista. Japonês tem dinheiro, negro no Brasil (em sua grande maioria) tem necessidades!
Ou seja, em 2008 completam-se 120 anos que esse fato aconteceu, mas pelo visto a maioria não se lembra ou julga pouco importante.


2 comentários:

Unknown disse...

Concordo com tudo que disse. So porque ta fazendo 100 anos da imigraçao japonesa no Brasil a midia acha um meio de fazer "mais audiência" se nao fosse por isso as pessoas nem se importariam, seria so um ano a mais na historia.

Unknown disse...

Gente, que isso... nenhum imigrante que veio para o Brasil veio em boas condições. Os japoneses vieram e foram enganados tb. Praticamente escravizados... tiveram que trabalhar longos anos em troca de comida e um barracão para morarem... no governo do Getúlio, se dois japas se cruzassem, nem podiam se cumprimentar em japones.. pq eram do eixo do mau... e isso com tantos outros.... a diferença sim, é que os outros imigrantes vieram pós lei aurea... e outra coisa que não levamos em consideração, é que hj, o negro é lembrado e preservado na constituição, tem quota na faculdade, uma série de coisas para diminuir a desigualdade, e isso é só com os negros, outras minorias não são nem citadas... não podemos ser injustos, pq enquanto formos injustos com esse assunto, continuaremos pregando a desigualdade social no Brasil...

Abs!!