Os negros tem muito o que comemorar

Por Lucimara Savi

Um ano recheado de comemorações, é o que podemos dizer de 2008. Nestes 366 dias teremos muitos que serão datas importantes para os moradores do país chamado Brasil. Teremos as Olimpíadas, os 100 Anos de Imigração Japonesa e tantas outras datas que mereciam um texto à parte, mas este é para falar especialmente de um dia: 21 de março.

O dia 21 de março, além de ser comemorada a Paixão de Cristo pelos cristãos, é o "Dia Internacional de Combate ao Racismo, Xenofobia e a Intolerância". A data foi oficializada pela ONU para lembrar o massacre de Shaperville, África do Sul, ocorrido em 21 de março de 1960. Para se evitar que o preconceito gere novos massacres e, principalmente, combater ao racismo, é que a data é celebrada em todo o mundo.

Em Curitiba um grupo de negros resolveu ir mais além do que simplesmente lembrar a data e criaram a ONG “Instituto 21 de Março - Consciência e Direitos Humanos” que luta para combater o racismo no estado Paranaense, seja racial, de classes ou de gênero.

O Instituto é responsável por diversas ações afirmativas e de responsabilidade social como Projeto Balcão de Direitos, Projeto Centro de Referência em Direitos Humanos, Projeto S.O.S Racismo e Outras Formas de Discriminação, Projeto do Conselho Municipal de Política Racial e Proposta de Lei Estadual e Conselho Estadual de Política de Igualdade Racial, Projeto Cartão de Crédito para Afro-brasileiros e outros.

O Instituto 21 de Março realiza também palestras, a fim de conscientizar e tentar combater o racismo existente na população paranaense, que segundo o presidente do Instituto, Ademilson dos Santos, é uma das mais racistas do Brasil. Ademilson é um conhecido militante das causas negras e humanas e, por isso tem desenvolvido diversos projetos que aumentem a visibilidade e possibilite direitos iguais àqueles que sempre são vistos como minoria.

Vale lembrar que a população negra este ano ainda terá mais uma data a ser comemorada: os 120 Anos da Abolição da Escravatura, que é comemorada em 13 de Maio, data em que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea e tornou livres àqueles que ajudaram a construir o Brasil.

A ONG Instituto 21 de Março - Consciência Negra e Direitos Humanos foi fundada em 21/03/2004 com a finalidade de promover a igualdade social, por meio de projetos de Lei, defesa dos direitos humanos e luta afim de garantir melhores condições de vida às classes minoritárias.

Contato:

Instituto 21 de Março - Consciência Negra e Direitos Humanos
Rua Vicente Spisla, 294 - Santa Cândida.

Telefones: 3257-7656 / 9675-1955
E-mail: instituto21demarco@yahoo.com.br
ade_milson@yahoo.com.br
Presidente: Ademilson Edson dos Santos

Nenhum comentário: