Unhas e rinosseptoplastia

Prepare-se, pois este post será longo...

Algumas pessoas mais próximas já sabem, mas outras ficarão sabendo agora: na última sexta-feira, dia 20, euzinha passei por uma rinosseptoplastia, que é a correção do septo juntamente com uma cirurgia plástica no nariz.

Não é de agora que me senti incomodada com o aspecto e formato do meu nariz, muito pelo contrário, sempre foi motivo de vergonha e zoações. Resolvi fazer somente agora este procedimento por alguas razões: primeiro que recentemente descobri que meu septo tinha uma grande deformidade, que os otorrinolaringologistas chamam de esporão, e que por isso não entrava ar pela minha narina esquerda (uma provável causa das minhas intermináveis e insuportáveis enxaquecas, que sempre me leva a uma visita de pelo menos dois dias ao hospital); o segundo motivo é o fato de eu estar em casa e com isso conseguir me cuidar melhor e terceiro, pois somente agora resolvi dar um basta e tomei a coragem de mudar.

Acho que se fosse somente pela parte estética eu provavelmente continuaria sem fazer nenhuma cirurgia, mas se existe a possibilidade de pelo menos eu ficar um dia sem fortes dores de cabeça, então eu tinha que tentar. Descobri esta deformidade em meu septo por uma videonasofibrolaringospopia, que nada mais é do que um cabo flexível com uma câmera na ponta, com a qual conseguem visualizar as fossas nasais, palato mole e outros mais. Depois, para confirmar, fiz uma tomografia dos seios da face.

Esta é uma das imagens da tomografia. No circulo vermelho dá para ver bem a tortuosidade.

A primeira coisa depois da descoberta foi encontrar um bom otorrino, especializado em cirurgia plástica, pois como não mudaria somente a parte estética, era preciso um médico para a parte funcional. Depois de muito fuçar na internet e em sites como Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORLCCF), Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brassileira (AMB), fui ao consultório de diversos médicos, até que um me agradou mais que os demais, pois me explicou com clareza o meu problema e as opções, além das milhares de perguntas que eu tinha.

Depois de sentar com meu esposo e avaliarmos os médicos, decidimos que o melhor foi o Dr. César Pacheco Guedes, que atende no Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO), aqui em Curitiba. A escolha do médico também se deu pela método que realiza a cirurgia, que é aberta, sem a necessidade de usar tambpão no nariz.

Minha cirurgia foi então marcada para o dia 20/08, às 8h30. Devo confessar que estava bastante ansiosa, mas ao mesmo tempo tranquila. Fiz a cirurgia apenas com anestesia local e sedativo, sendo que durou pouco mais de uma hora. Bom, como eu quebrei todos os ossos do nariz, estes primeiros dias têm sidos bastante dolorosos, principalmente a noite. O que mais me incomoda é ter que respirar apenas pela boca, pois com isso sinto muita dor de ganganta.

Hoje eu tenho minha primeira consulta pós-cirurgia, para limpeza e avaliação. Claro que como fazem apenas três dias que fiz a cirurgia ainda não dá para saber como vai ficar, mas sei que espero apenas duas coisas: que não fica com ponta de batatinha e nem parecido com nariz de porco. Sei que existe a possibilidade de ter que azfer algum retoque daqui alguns meses, mas deixa isso pra avaliar depois.


Sábado de manhã

Sábado a tarde: bem menos inchado

Perfil

Hoje


Ficarei com o gesso até a próxima sexta-feira.

Bom, já que o post se chama Unhas e Rinosseptoplastia, vamos às unhas... Recebi o link da querida @rafaelemedeiros e hoje resolvi postar... São alguns exemplos de Nail Art, que não muito a minha praia, mas fica a dica. Mais imagens você encontra aqui.



Beijos e até o próximo post!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oie... como ficou o resultado? Vou fazer uma daqui 30 dias! Como estou acostumada a respirar pela boca, acredito que será mais fácil... Bjokas