August Rush - O Som do Coração

Este post é para, mais uma indicação de filme!

A produção da vez é "August Rush", que em português ganhou o nome de "O Som do Coração". O filme conta a emocionante história do garoto Evan Taylor, um prodígio musical, que foi criado em orfanatos, onde é visto como uma aberração pois costuma dizer que ouve música por todos os lugares e pode se comunicar com seus pais, com a certeza de que será ela que irá uni-los.

Evan (Freddie Highmore) é resultado de um encontro avassalador entre a violoncelista Lyla (Kery Russel) e do cantor de rock Louis (Jonathan Rhys Meyers), mas são separados pelo pai de Lyla (William Sadler), que acredita estar investindo na carreira da filha, mesmo quando doa o neto ao orfanato e diz a filha que o bebê morreu.


Cada um seguiu seu caminho,porém ambos abandonaram a música, ela por perder perder o bebê e nunca mais ter visto aquele que lhe arrebatara o coração e ele por ter perdido de vistas a mulher que amou desde o primeiro olhar. Mas ambos retomam suas carreiras, por uma vontade súbita e misteriosa.


Evan nunca acreditou que seus pais não o queriam, tinha certeza de que apenas haviam se perdido, mas que um dia o encontrariam e o elo de ligação seria a música. Com esta esperança ele foge do orfanato e em sua corrida encontra um cara chamado Mago (Robin Willians), que muda seu nome, e é a partir daí que começa sua carreira musical, inicialmente tocando em praças para posteriormente ter seu próprio concerto em praça pública.


Sinceramente, sou suspeita em dizer que é um excelente filme, haja visto que amo música e todo filme se desenvolve em torno disso. Como li em uma crítica sobre o filme, de Marcelo Forlani, "não é para quem gosta de ir ao cinema atrás de filmes de ação, aventura, tiros, explosões ou suspense. Desde o primeiro quadro e a primeira nota fica claro que o drama foi feito para quem gosta de se acomodar na poltrona, segurar a mão da pessoa ao lado e, de preferência, arrumar um canto no ombro, onde vai poder chorar sem piedade".


O roteiro deixa de lado qualquer resquício de realidade e costura da forma mais previsível possível a vida de Rush, levando-o até mesmo à Jilliard, a mais conceituada escola de música dos Estados Unidos, onde é tratado como um pequeno gênio. Um jovem Beethoven ou Bach, que consegue reger os sons do mundo e transformá-los em música.
O primeiro ator escolhido para o filme O Som do Coração foi o principal, que ficou com Freddie Highmore quando o produtor Richard Barton Lewis o observou em uma cena de Em Busca da Terra do Nunca. A mãe de Freddie recusou o papel por afirmar que pretendia dar uma pausa nos trabalhos do menino, mas ambos concordaram com o filme ao ler o roteiro. O garoto, que completou 14 anos durante as filmagens, sabia tocar apenas clarinete, mas se esforçou em aprender o máximo para que suas cenas parecessem reais, principalmente a da regência.

Robin Willians está impagável no filme e confesso que a primeira vez que vi o trailler pensei que fosse Bono Vox.
O filme mostra o que a música significa na vida de algumas pessoas, pois é mais forte do que imaginamos, está além de onde podemos vê-la e é nela, quando mais ninguém pode nos ajudar, que podemos encontrar conforto e esperanças para mais uma vez sentir o poder da música!
Este é um filme que decidi ter em casa, pois é do tipo que sempre vale a pena ver de novo!

Há um site do filme em português, o endereço é: http://www.osomdocoracao.com.br/



O Som do Coração August Rush
EUA, 2007 - 112 min
Romance / Drama
Direção:Kirsten Sheridan
Roteiro:Nick Castle e James V. Hart
Elenco:Freddie Highmore, Keri Russel, Jonathan Rhys Meyers, Terrence Howards, Robin Williams

Nenhum comentário: