Entendendo as diferenças de pesquisas qualitativas e quantitativas

Os autores Martim W. Bauer, George Gaskell e Nicholas C. Allum no livro Pesquisa Qualitativa com Texto Imagem e Som desvenda e explica, de forma clara e objetiva, como fazer uma pesquisa com coleta de dados.
No primeiro capítulo, os autores vão diretamente ao assunto e falam qual o verdadeiro objetivo de sua obra, e, para isso, apontam as principais diferenças entre pesquisa qualitativas e quantitativas.
Em todo o capítulo, nomes de filósofos e cientistas, como Cranash, Myer, Dunker e Habermas, para sustentar suas explicações de como é e quais as principais diferenças da pesquisa qualitativa e quantitativa. O texto serve como um roteiro para quem quer fazer uma pesquisa. Como o foco dos autores é a pesquisa qualitativa, no primeiro capítulo eles apenas a diferenciam da quantitativa.
Durante a explicação, é possível perceber que alguns pontos são considerados mais importantes pelos autores, como: o distanciamento das fontes, a clara visão do que é verdadeiro e o que é dito para agradar o entrevistado. Os três pontos principais da entrevista são: delinear as metas e objetivos da pesquisa, coletar os dados e fazer a apuração e análise. É a partir destes três pontos que os autores explicam o passo-a-passo de como fazer e quais os cuidados que devem ser tomados. Fala dos métodos de pesquisa com o objetivo de esclarecer procedimentos, boa prática e responsabilidade pública. Aborda as diferentes maneiras de coletar dados e diferentes tipos de dados relacionados a texto, imagem e som; a construção do corpus, entrevistas individuais e grupais, entrevista narrativa e episódica, vídeo, filme e fotografias.
Vejo o capítulo e o livro como uma fonte de conhecimento e de raro valor, pois os livros normalmente falam sobre pesquisas qualitativas e quantitativas, este, ao contrário, exemplifica e diz como fazer uma boa pesquisa sem correr o risco de ser apenas um trabalho sem fundamentos. É uma fonte de apoio seguro e qualificado, escrito por pessoas que são especialistas sobre o assunto que estão tratando.

Nenhum comentário: