O que elas falam? Manchas e colorações nas unhas podem ser sinais de doenças



Quem algum dia na vida fez uma cirugia deve lembrar de uma recomendação médica: "para fazer a cirurgia venha sem esmaltes nas unhas". Muitos podem até não entender o motivo desta recomedação, mas na realidade é bem simples: as unhas falam qual é o estado da sua saúde. No momento da cirugia as pontas dos dedos roxos, ou cianóticos, revelam que algo está errado, e isso pode significar uma insuficiência cardíaca, disturbio de hematose, etc. Mas não é apenas neste caso que as unhas revelam que algo em seu corpo não está bem.

Unhas pálidas: pode ser um indício de anemia.

Demora no retorno da cor rosada após apertar a unha: pode indicar circulação sanguínea menor ou mais lenta.

Manchas brancas: é resultado de ferimentos na unha, mas também pode mostrar pequenas alterações da queratina ou ataque de fungos. Também pode ser indicação de anemia, carência de zinco e proteínas, dermatites de contato (alergias a esmaltes e demais produtos químicos), micoses, insuficiência renal e intoxicação por metais pesados.

Manchas amarelas ou unhas amareladas: é muito frequente em fumantes, mas também podem indicar uso crônico de antibióticos, ingestão em excesso de betacaroteno (presente nos alimentos amarelos e vermelhos), diabetes, micoses e doenças do fígado.

Manchas roxas ou unhas arroxeadas: podem indicar tumores, uso de remédios coagulantes, doenças cardíacas, lúpus eritematoso - desequilíbrio imunológico. Ah, também pode contar que você martelou, prendeu ou esmagou o dedo!

Esverdeadas ou com inchaços, vermelhidão e dor que se expande ao redor dos dedos: Infecções bacterianas e micoses.

Metade branca, metade avermelhada: problemas renais.

Faixas negras: podem revelar que você tem disfunções hormonais, micoses, tumores na matriz ungueal, ou seja, na base onde nasce a unha.

Fracas, secas, quebradiças, com tendência à descamação: pode indicar falta de cálcio, zinco e vitaminas A, B e E – que é basicamente o que forma as unhas -, mas também pode ser que você tenha anemia ou hipotireoidismo.

Amareladas, espessa e sem crescimento: pode revelar distúrbios pulmonares.

Linhas de Beau: são assim chamadas as depressões nas unhas, que são causadas após um evento traumático, como uma febre alta, crises de asmar, infarto de miocpardio, etc. Resumindo: no período em que ocorre estes problemas, a unha para de descer e quando volta a crescer ela se desloca. É possível até determinar há quanto tempo o evento ocorreu, isso por meio da extensão da unha e a taxa que ela cresce.

Linhas brancas paralelas à lúnula: podem indicar algum tipo de problema sistêmico.

Unhas deformadas: as unhas têm o mesmo formato que a parte de trás de uma colher. Uma deformação pode indicar doença cardiopulmonar ou asma.

Unhas côncavas: essas unhas inclinam-se para dentro e podem indicar certos tipos de anemia ou ferimentos.

Unhas furadas: manchas parecidas com furos podem significar psoríase.

Qualquer coisa que lembre uma verruga ao redor da unha: pode ser um melanoma, o tipo mais perigoso de câncer de pele.



Se você notar qualquer tipo de alteração nas unhas, não tente esconder com camdas e mais camadas de esmlates, nem tente procurar soluções caseiras. Vá ao dermatologista, pois se algo estiver errado com a sua saúde ele lhe indicará qual profissional procurar. Lembre-se: unhas são muito mais do que suporte para esmaltes!

* Com informações do Publications International, Ltd., revista Viva Saúde e Vila Mulher.

Nenhum comentário: