As três cores da paixão






Lucimara Savi


Enquanto muitos para encontrá-lo procuram nas listas de profissionais da saúde, outros apenas clicam em um botão no horário de almoço, para mais uma vez o ver defender as cores de uma grande paixão. O convicto apaixonado desta reportagem se chama Sérgio Roberto Bello, 32 anos, mas para muitos apenas ‘Sérgio-Paranista’ ou ‘Serjão’.

Durante muito tempo um uniforme branco fez ficar no guarda-roupa as cores da alegria, vibração e lágrimas: vermelho, azul e branco, mas apenas não estavam no corpo, porque continuavam na mente e no coração. Para muita gente é apenas um fisioterapeuta que vem para ajudar a amenizar as suas dores e problemas físicos, mas para outros, é aquele que vem trazer alegria nas vitórias, injeção de ânimo nas derrotas e brigar por uma causa comum.

“Sou maluco por futebol, desde que nasci”, ele se auto descreve. Sérgio afirma que desde muito pequeno o futebol atraía a sua atenção e que isso surgiu espontaneamente, “meu pai gostava de futebol, mas não era fanático como eu”. De sua infância tem muitas recordações e conta: “sempre gostei de futebol de todos os jeitos e por isso tinha coleção de times de botão. Um dia, quando tinha entre 8 e 9 anos, estava brincando com um colega na cozinha da minha casa e coloquei um monte de fósforo em volta do campo, quando o meu time foi entrar para jogar acendi um deles e todos os outros foram acendendo gradativamente, quase coloquei fogo na minha casa. Minha mãe ficou maluca, levei uma baita surra”, conta ele entre risos.

Apesar de toda a sua paixão pelo esporte não quis fazer carreira como jogador. O motivo? “o meu porte físico não me permitiu”, diz ele que em 1997 se formou em fisioterapia pela Universidade Tuiuti da Paraná. Ao longo dos anos construiu a sua vida profissional e pessoal. Casou-se e recentemente teve a felicidade de ser pai, mas faz uma declaração, “não sei do que gosto mais, mas acho que na escala ficaria a Rita,minha esposa, o Ricardo, meu filho e o Paraná, mas não tenho certeza se não é o inverso”.Quando perguntado sobre a possibilidade de o seu filho não ser paranista ele afirma que “ele não tem escolha, ou é paranista ou é paranista. Não consigo sequer pensar na possibilidade de ele escolher outro time”.

Sergio continua estudando, está no 5º período de jornalismo na UniBrasil e afirma que os seus sonhos estão se realizando e que apesar de ser um futuro jornalista tem certeza que ficará para sempre carimbado como paranista. Ele diz que começou a fazer o curso pelo Paraná Futebol Clube, pois o Coritiba e o Atlético têm muitos representantes na mídia, enquanto o seu time estava mal representado. Apesar estar diariamente no segundo maior canal de televisão do estado, o Grupo Paulo Pimentel, o que mais lhe trouxe satisfação foi ser convidado para escrever uma coluna sobre o time no jornal Tribuna do Paraná. Ele afirma que “muitas pessoas falam que o jornal é sangrento, mas é o que tem o melhor caderno de esportes do estado”.

Ele comenta que é bom ser reconhecido por sua atuação, “quando chego nos estádios sou rodeado por quem me assiste, todos querem fotos e autógrafos. Já teve até casos de crianças chorarem ao me ver, lógico, fico emocionado com isso”, mas reconhece que tem os seus prós e contras. Recentemente teve que bloquear a sua conta em um site de relacionamentos, pois começaram a colocar mensagens que denegriam sua imagem perante a sua família, “já escreveram várias vezes dizendo que iam me matar, mas nunca liguei para isso, o problema foi quando começaram a dizer coisas que eu tinha certeza que não tinha feito”. Ele diz que por este motivo pode até estar atrás de outros torcedores fanáticos que, assim como ele, estão na mídia falando do mesmo time, mas que prefere se preservar, “se já é difícil ouvir quando a gente deve, imagine quando a gente é inocente”.

Com relação aos paranaenses não gostarem de campeonatos locais, ele diz que “é da cultura do povo, o pessoal de Curitiba torce pelos times daqui, mas do interior prefere e torcer pelos paulistas. Me lembro de um jogo que teve em Maringá entre o Paraná e um time de São Paulo, onde 99% dos torcedores de lá torciam contra o time do seu estado” e afirma que os seus conterrâneos apenas passarão a gostar de campeonatos locais quando os times da capital alcançarem sucesso igual ou superior ao dos paulistas e cariocas. O que ele aponta com pesar é que hoje os jogadores já não jogam por amor a camisa, mas sim ao dinheiro, “eles vão e ficam onde pagam mais”. Um caso recente e que ele cita é do jogador Leonardo, que até pouco tempo vestia a camisa tricolor e que foi vendido ao Flamengo e que em sua primeira entrevista coletiva disse que estava subindo na vida, Sérgio diz que vê o caso como uma traição aos torcedores do Paraná e o clube em si, que se dedicou ao atleta, “ele pode até ter recebido uma boa proposta, mas todos sabem que o time para o qual ele foi é conhecido por ser mal pagador, enquanto aqui ele sempre recebeu em dia”, diz ele com tristeza.

A nova geração de meninos e meninas não tem mais o mesmo amor e dedicação ao esporte quanto no seu tempo, “quando eu era pequeno colocávamos dois tijolos de trave e jogávamos futebol na calçada e no campinho de terra, hoje o computador substitui esta atividade. Sei que dá para jogar futebol online, mas acho que não é a mesma coisa”, analisa.

Ele se diz um crítico em relação a sua atuação no Tribuna no Esporte, “a minha esposa as vezes grava o programa e vejo que tenho melhorado, mas tenho muito o que aperfeiçoar”, diz ele que faz fonoaudiologia duas vezes por semana para melhorar a sua dicção. Seus planos para o futuro é se formar em comunicação social e ser contratado para o jornalismo esportivo impresso do veículo em que já atua. “Alguns dias atrás escrevi minha coluna no jornal. Fui ao jogo do Paraná e depois da partida fui cumprimentar os jogadores, quando lá cheguei o Caio Junior, técnico do time, disse que a leu e que ficou muito emocionado com o que eu tinha escrito. Ele disse que se o texto não fosse tão grande, teria lido aos jogares na concentração antes do jogo, nem preciso dizer que fiquei muito feliz, afinal ele comanda o time que amo”, disse orgulhoso.

Quando interrogado sobre a sua reação durante as partidas diz que não tem vergonha de dizer que chora, “sou um torcedor que sofre quando o meu time está perdendo e que fica feliz quando ele está ganhando”. Para finalizar ele contou que em sua lápide estará escrito “Um homem que viveu por amor a Rita, Ricardo e Paraná Clube”, mas quem sabe possa ser em outra ordem.

“Paraná és guerreiro valente
E do esporte a maior razão
Verdadeira alegria do povo
Paraná Clube do coração”.
(Trecho do Hino do Paraná Clube)

Nenhum comentário: