Ao lado dos grandes jornais comerciais de Curitiba, vêm se destacando os jornais gratuitos, que invadem transportes coletivos e escolas, conquistando a curiosidade e o reconhecimento do público.
Chega a Curitiba a tendência mundial de adesão aos tablóides gratuitos, que se desenvolveu principalmente na Espanha, França, Portugal e Inglaterra. A exemplo de Portugal e São Paulo, que lançou o Jornal Destak, Curitiba entra nessa onda com os jornais “Olá!” e “Ônibus”. De periodicidade semanal (terças e quintas-feiras), o “Olá!” tem dezesseis páginas e é inteiramente colorido. Moderno, de formato arrojado no design, o tablóide nasce por iniciativa e empreendedorismo de dois publicitários: Horácio Coutinho Jr. e Roberto Pinto da Silva Jr.
Chega a Curitiba a tendência mundial de adesão aos tablóides gratuitos, que se desenvolveu principalmente na Espanha, França, Portugal e Inglaterra. A exemplo de Portugal e São Paulo, que lançou o Jornal Destak, Curitiba entra nessa onda com os jornais “Olá!” e “Ônibus”. De periodicidade semanal (terças e quintas-feiras), o “Olá!” tem dezesseis páginas e é inteiramente colorido. Moderno, de formato arrojado no design, o tablóide nasce por iniciativa e empreendedorismo de dois publicitários: Horácio Coutinho Jr. e Roberto Pinto da Silva Jr.
Segundo Coutinho, em meados de 2004, Roberto Silva, seu sócio, viajava pela a Europa em curso de especialização, quando tomou conhecimento de jornais gratuitos como o “Metro”, o “Metro Internacional”, o “Qué”, o “20 minutos”, entre outros. Encantado com a idéia, na volta ao Brasil e junto com Coutinho, inicia uma pesquisa sobre os jornais gratuitos no Brasil, que culminou com o lançamento do “Olá!”, em 01 dezembro de 2005.
Modelo tablóide americano (29 cm x 35 cm), embora tenha nascido tablóide convencional, o "Olá!" surge com esquema e diagrama de cores estudado segundo as leis e normas da publicidade, tendo design baseado no “Metro” londrino e redação jornalística baseada no “ 20 minutos " espanhol.
Houve muita dificuldade de mudança para o modelo americano, por conta de dificuldades técnicas das editoras, conta Coutinho. Por algum tempo, o jornal foi impresso em Joinville, depois “acerta-se” com a editora O Estado do Paraná.
Coutinho conta ainda que era necessário um nome de fácil memorização, que tornasse o jornal simpático ao exigente público curitibano e que facilitasse a abordagem dos promotores e distribuidores. Em uma reunião de “brain-storming”(tempestade de idéias), nasceu o nome “Olá!”. A estratégia deu certo.
Como bom marketeiro, brinca Coutinho: “todo planejamento tem três previsões – a otimista, a realista e a pessimista. Atualmente trabalhamos com a realista, e o jornal deve oferecer respostas financeiras positivas em 3 anos. Mas, hoje, após quase um ano, o jornal já conquista credibilidade e confiança do público que “pega” o jornal, quando antes era preciso oferecê-lo. Os promotores e distribuidores apenas têm que dizer: olá...” (sorri). Menos de um ano após o seu lançamento, os proprietários têm planos de aumentar a tiragem para 120.000 exemplares.
O "Olá!" nasceu com a intenção de ser distribuído em transporte coletivo e este é um dos motivos de ter sido lançado aqui em Curitiba, já que é considerada a cidade com o melhor transporte coletivo. Todavia, com a entrada no mercado do concorrente “Ônibus”, mudou seu foco para estudantes do ensino médio e universitários iniciantes, que, segundo Coutinho, respondem por cerca de 70% do conjunto de leitores com faixa etária entre 18 e 40 anos.
O jornal desde o seu lançamento desenvolve projetos voltados para a educação e informação para a população, conforme afirma Coutinho. Em 2006, por exemplo, o jornal firmou parceria com a Faculdade Santa Cruz disponibilizaram duas bolsas de estudos superior aos seus funcionários. Em decorrência do seu sexto mês de circulação o jornal fez um concurso cultural que contemplava o ganhador com uma Honda Biz.
Todo o projeto de desenvolvimento é próprio, mas também mantém parceria com a Folha Press e France Press. O jornal conta atualmente com 15 pontos de distribuição e mais de 40 promotores por dia para distribuir a tiragem semanal de 70 mil exemplares.
O perfil do público-alvo apresenta ainda as seguintes características: 69,7% com escolaridade média e superior; 87,7% de trabalhadores ativos e 64,3% de chefes de família. Segundo as pesquisas feitas pelo jornal, 79,3% lê todas as matérias.
Modelo tablóide americano (29 cm x 35 cm), embora tenha nascido tablóide convencional, o "Olá!" surge com esquema e diagrama de cores estudado segundo as leis e normas da publicidade, tendo design baseado no “Metro” londrino e redação jornalística baseada no “ 20 minutos " espanhol.
Houve muita dificuldade de mudança para o modelo americano, por conta de dificuldades técnicas das editoras, conta Coutinho. Por algum tempo, o jornal foi impresso em Joinville, depois “acerta-se” com a editora O Estado do Paraná.
Coutinho conta ainda que era necessário um nome de fácil memorização, que tornasse o jornal simpático ao exigente público curitibano e que facilitasse a abordagem dos promotores e distribuidores. Em uma reunião de “brain-storming”(tempestade de idéias), nasceu o nome “Olá!”. A estratégia deu certo.
Como bom marketeiro, brinca Coutinho: “todo planejamento tem três previsões – a otimista, a realista e a pessimista. Atualmente trabalhamos com a realista, e o jornal deve oferecer respostas financeiras positivas em 3 anos. Mas, hoje, após quase um ano, o jornal já conquista credibilidade e confiança do público que “pega” o jornal, quando antes era preciso oferecê-lo. Os promotores e distribuidores apenas têm que dizer: olá...” (sorri). Menos de um ano após o seu lançamento, os proprietários têm planos de aumentar a tiragem para 120.000 exemplares.
O "Olá!" nasceu com a intenção de ser distribuído em transporte coletivo e este é um dos motivos de ter sido lançado aqui em Curitiba, já que é considerada a cidade com o melhor transporte coletivo. Todavia, com a entrada no mercado do concorrente “Ônibus”, mudou seu foco para estudantes do ensino médio e universitários iniciantes, que, segundo Coutinho, respondem por cerca de 70% do conjunto de leitores com faixa etária entre 18 e 40 anos.
O jornal desde o seu lançamento desenvolve projetos voltados para a educação e informação para a população, conforme afirma Coutinho. Em 2006, por exemplo, o jornal firmou parceria com a Faculdade Santa Cruz disponibilizaram duas bolsas de estudos superior aos seus funcionários. Em decorrência do seu sexto mês de circulação o jornal fez um concurso cultural que contemplava o ganhador com uma Honda Biz.
Todo o projeto de desenvolvimento é próprio, mas também mantém parceria com a Folha Press e France Press. O jornal conta atualmente com 15 pontos de distribuição e mais de 40 promotores por dia para distribuir a tiragem semanal de 70 mil exemplares.
O perfil do público-alvo apresenta ainda as seguintes características: 69,7% com escolaridade média e superior; 87,7% de trabalhadores ativos e 64,3% de chefes de família. Segundo as pesquisas feitas pelo jornal, 79,3% lê todas as matérias.
* Reportagem publicada em 30 de novembro de 2006 no Palavra Digital - Jornal Laboratório Online da Unibrasil
Um comentário:
Obrigado por Blog intiresny
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