Jornalismo gonzo

Chega ao Brasil Medo e Delírio em Las Vegas, obra-prima alucinógena do jornalista norte-americano Hunter Thompson.

* com informações de Melissa Medroni

No mês de agosto chega às livrarias de todo o país um dos classicos do New Journalism, gênero literário que mescla ficção e realidade, geralmente narrado em primeira pessoa e recheada de impressões pessoais que teve como expoentes Tom Wolfe (A Fogueira das Vaidades) e Truman Capote (Bonequinha de Luxo e A Sangue Frio). Trata-se de Medo e Delírio em LasVegas, obra-prima do jornalista e escritor Hunter Thompson, que ganha edição especial no Brasil, com ilustrações psicodélicas de Raph Steadman.

O livro narra a viagem regada a drogas de um jornalista norte-americano - o próprio Thompson, sob o pseudônimo de Raoul Duke - e seu advogado pelo deserto de Nevada. "Estávamos em um lugar perto de Barstow, à beira do deserto, quando as drogas começaram a fazer efeito. Lembro que falei algo como 'estou meio tonto; acho melhor você dirigir...' E de repente fomos cercados por um rugido terrível, e o céu se encheu de algo que pareciam morcegos imensos, descendo, guinchando e mergulhando ao redor do carro, que avançava até Las vegas a uns 160 por hora com a capota baixada", conta o narrador no primeiro parágrafo do livro que foi adaptado para o cinema em 1998, com Johnny Deep no papel de Raoul e um irreconhecível Benício Del Toro na pele de seu advogado.

Ao inserir viagens alucinógenas em relatos de fatos reais e usar o sarcasmo e a vulgaridade como forma de humor, o colaborador da revista Rolling Stone criou um gênero que ultrapassou as barreiras do New Journalism e foi batizado de Gonzo Journalism. Partia do princípio de William Faulkner de que "a melhor ficção é muitas vezes mais verdadeira que qualquer tipo de jornalismo". Não economizava palavras para descrever não só o que via, mas também o que passava pela mente possuída pelas drogas e as situações que protagonizava ou inventava, em decorrência do seu estado alterado, durante as coberturas jornalísticas. Thompson suicidou-se com um tiro na cabeça em fevereiro de 2005, aos 67 anos.

Para saber mais sobre Hunter Thompson e o Gonzo Journalism acesse: www.qualquer.org/gonzo

Serviço

Medo e Delírio em Las Vegas, de Hunter Thompson.
Editora Conrad. 216 páginas.
R$ de 35 a 45


* responsável pela editoria de Diversão e Arte da revista Top View.



Nenhum comentário: