Duro de Matar 4.0

No fim de semana me dei o direito de assistir uma grande produção holliwoodiana: Duro de Matar 4.0. Vou tentar descrever minhas impressões sobre o filme.

By Luma Savi

A noite é comum e o policial local John McLane está em uma tarefa muito difícil: vigiar a sua filha adolescente Lucy McLane (Mary Elizabeth Winstead). O FBI atrapalha o seu árduo trabalho e pede que vá em busca do hacker Matt (Justin Long), mas engana-se quem pensa que este é o trabalho fácil, pois é aí que começa a ação e a aventura.

McLane desconhece o moti
vo de tal solicitação e até considera um trabalho ridículo para ser realizado às 3hs da manhã. Mal sabe ele que Matt está na mira de perigosos e que deve ser o próximo a morrer. Motivo? ele é um dos oito hackers que criaram um poderoso código virtual.

Quando chega ao 'badernado' apartamento de Matt logo é recepcionado por uma saraivada de balas, dos mafiosos que estão do lado de fora e que tem a missão de '
deletar' Matt. Detalhe: todos os outros sete hacker foram mortos ao apertar o botão 'delete' de seus computadores e Matt apenas não aperta porque McLane bate em sua porta no exato momento em que ia fazer isso (Pura sorte!!!). Matt até acredita que o caçado é o policial e não ele. É tiro e bombas para tudo quanto é lado!!! (Sobrevivem graças a uma geladeira...)

Após sairem do apto de Matt começa uma sequência de imagens mirabolantes e cheias de efeitos especiais, como McLane conseguir derrubar um helicóptero com um carro e os dois escaparem um milhão de vezes de ser morto pelos mafiosos!!!! Ao chegar no FBI, para onde devria levar o hacker, McLane descobre que a rede informatizada foi invadida e toda a segurança nacional está em risco. Como o policial é 'analfabeto' sobre informática e sistemas precisa que seu novo colega lhe explique o que está acontecendo.


Ao longo da história os agentes do FBI e McLane descobrem que o invasor é um ex-funcionário da corporação que falou aos seus superiores que a rede informatizada era vulnerável a hackers, e que por isso foi demitido e teve a sua reputação arruinada. Thomas Gabriel (vivido por Timothy Olyphant, de Pegar e Largar), o vilão sem carisma da história, e sua equipe invadem o sistema de controle de trânsito, o controle de energia, as bolsas de valores e até o satélite dos EUA, ameaçando causar um enorme blecaute, tudo apenas através de computadores e com a finalidade de roubar todo o dinheiro possível de contas e fundos monetários. McLane dá a sua cara para bater e diz que vai acabar com os planos do vilão. Ele mata a namoradinha comparsa de Thomas,
Mai Linh (Maggie Q), o que faz o malvado explodir de raiva e sequestrar Lucy. Se McLane já estava de querendo a cabeça de Thomas, após sequestrar a sua filha a situação ficou muito pior.

No final, como todos podem imaginar, McLane vence sozinho a um batalhão de 'malfeitões' (apenas com alguns arranhões no rosto e um tiro no ombro. Ressalva: ele atira no ombro e a bala mata Thomas!!), salva os Estados Unidos e fica de bem com a filha, com quem tem um relacionamento bem tumultuado. Fica ainda a deixa no ar de um possível romance entre Lucy e Matt.

Doze anos depois do lançamento da terceira parte da série Duro de Matar (Duro de Matar: A Vingança é de 1995), o espectador vê o durão McLane em boa forma e com a mesma evolução dos filmes anteriores. É um filme que esbanja testosterona e que em plena moda de super-heróis sensíveis e com crises existenciais, traz um que resolve os seus problemas na base da porrada.

É uma mega produção de tirar o fôlego do espectador do início ao fim da trama. Tem um áudio muito bacana e ótima fotografia. Dica: quando for assitir ao filme deixe de lado a realidade, pois não é isso que o filme quer mostrar e algumas cenas provam exatamente isso, com evoluções que são possíveis somente no mundo virtual.

Curiosidades

- Jessica Simpson fez um teste para interpretar a filha de John McClane, mas foi reprovada.

- Justin Timberlake esteve cotado para interpretar o filho de John McClane.

- Larry Rippenkroeger, dublê de Bruce Willis, machucou-se seriamente ao realizar uma cena em que caía de uma altura de 7 metros ao chão. Ele quebrou alguns ossos da face e ainda fraturou os dois pulsos. Este acidente fez com que as filmagens fossem interrompidas temporariamente.

- Durante sua recuperação, Larry Rippenkroeger recebeu a visita de Bruce Willis diversas vezes. Além disto Willis custeou o hotel dos parentes de Larry, para que pudessem acompanhá-lo no hospital.

- As filmagens ocorreram entre 23 de setembro de 2006 e 14 de fevereiro de 2007.

Nenhum comentário: