Mentiras de guerra

Destaque na Flip deste ano, mais recente livro de Robert Fisk está disponível para público brasileiro.

No início de julho, Paraty foi o cenário de dezenas de encontros literários na Flip (Festa Literária de Paraty). Um dos escritores que causaram mais entusiamo no público foi Robert Fisk, correspondente no Oriente Médio do jornal britânico The Independent. Ele vive no Oriente Médio há quase três décadas e tem mais prêmios de jornalismo que qualquer outro correspondente internacional. Robert Fisk entrevistou Osama Bin Laden três vezes e passou os últimos 30 anos se embrenhando nos campos de batalha do Oriente Médio - 15 deles dedicados à escrita do livro A Grande Guerra pela Civilização. A obra desvenda as mentiras que mandaram soldados para a morte e mataram milhares de homens e mulheres ao longo do século passado. No entanto, ao mesmo tempo, é uma crônica dos jornalistas de guerra, relatando a frustação dos correspondentes que gastam suas vidas reportando em primeira mão a história. Afinal onde a guerra nos leva? À civilização?

"Eu costumava afirmar, com certeza em vão, que todo repórter deve levar um livro de Histórias no bolso. Em 1992, estive em Saravejo e me encontrei, enquanto os abuses sérvios zuniam sobre minha cabeça, sobre a mesma lajota da qual Gavrilo Princip fez o dispara fatal que mandaria meu pai às trincheiras da Primeira Guerra Mundial. E, evidentemente, continuavam soando disparos em Saravejo em 1992. Era como se a História fosse uma gigantesca câmera de eco. Esse ano foi o ano em que meu pai morreu. Essa é, portanto, a história de suaa geração. E da minha", declara Fisk no prólogo a A Grande Guerra pela Civilização.

Obra-prima da aventura e da tragédia, amenizada por observações cheias de humor e compaixão, o livro passa de uma cronologia da história do Oriente Médio para relatar a história do mundo violento que molda as nossas vias e nosso futuro. "A intensidade é ao mesmo tempo a grande força e uma das principais fraquezas do livro. Após lê-lo, ninguém pode se esconder dos imensos custos humanos das decisões feitas por generais e políticos, sejam eles do Oriente Médio ou não", destaca o jornalista Stephen Hump, no jornal The Washington Post.

Serviço:
A Grande Guerra pela Civilização, de Robert Fisk.
Editora Planeta, 1496 páginas
R$ 96,00 a 120,00

Nenhum comentário: