Crônicas de uma tragédia

Bobby conta histórias de personagens fictícios envolvidos no episódio do assassinato do candidato à presidencia norte-americana Robert F. Kennedy

* Com informações de Melissa Medroni

Neste mês de agosto uma das atrações nos cinemas será o filme Bobby. Com um elenco estelar - Anthony Hopkins, Sharon Stone, Demi Moore, Christian Slater, Helen Hunt e outros nomes consagrados de Hollywood -, conta a história de 22 personagens fictícios no Anbassador Hotel na noite em que o candidato a presidente, o senador Robert Kennedy, foi baleado. Para você que faltou nesta aula de história, vamos aos fatos. Robert Kennedy, conhecido como Bobby, era um dos oito irmãos do presidente eleito em 1960, John F. Kennedy. Bobby gerenciava a carreira do irmão e foi nomeado procurador geral quando John ganhous as eleições presidenciais. Juntos impuseram medidas contra o racismo e cercaram a Casa Branca com pessoas com um alto nível intelectual. Até que John foi assassinado em um desfile na cidade de Dallas, durante a campanha para a reeleição.

O episódio impulsionou o jovem Bobby a assumir o papel de porta-voz dos oprimidos, anunciando em 1968 a sua candidatura ao posto que já tinha sido ocupado pelo irmão. Mas Bobby não passou Incólume à nuvem negra qua assolou o mundo naquele ano - em 1968 a Guerra do Vietnã, à qual ele se declarava contrário, atingiu proporções gigantescas e Martim Luther King Jr. foi assassinado. Neste clima de horror e tragédia, Bobby encontrou o mesmo destino que o irmão: não a presidência dos Estados Unidos, mas a morte.

Foi o fim do idealismo da geração que ouvia Beatles e acreditava na erradicação da pobreza, do racismo e da epidemia de violência. "A partir do dia 5 de junho de 1968 nos tornamos mais cínicos e resignados e acredito que isso explica nossa posição cuktural hoje", diz Emílio Estevez, roteirista e diretor que quis celebrar o espírito de Robert Kennedy no filme Bobby.

Mesclando ficção e realidade, a narrativa começa horas antes do crime que tirou a vida do segundo membro da família Kennedy. O filme dá uma abordagem romanesca à morte de Bobby. Da união de fatos reais com a imaginação de Estevez surgem personagens comuns que teriam tido suas vidas radicalmente mudadas a partir do episódio, como o porteiro aposentado do hotel (Anthony Hopkins), o gerente (William H. MAcy) casado com a cabeleireira do local (Sharon Stone), os cozinheiros (Christian Slater e Laurence Fishburne) e uma cantora alcoólatra (Demi Moore).

* Melissa Medroni é colunista da Revista Top View, Diversão e Arte, e escreveu seu comentário sobre o filme na edição 82.

Nenhum comentário: