Uma visita marcante na UniBrasil


Já se passaram alguns semestres, mas uma visita que tivemos ficou bastante marcada na memória de todos na nossa sala. A visita do Rogério, editor do jornal literário Rascunho... suas verdades ditas jamais serão esquecidas!!!!

Ele nos presentou com sua visita na disciplina de Seminários da Comunicação II, no primeiro semestre de 2006, ministrada pelo Frei Gonzaga. O intuito da disciplina foi mostrar as mais diversas áreas de atuação do jornalismo.

A turma, teve a oportunidade de conhecer mais sobre o mercado da comunicação e suas possibilidades de atuação. No sortei minha equipe, formada por Edson, Lourival, Taciele, Suelen e eu, tivemos a sorte de ministrar um seminário sobre jornalismo especializado e tivemos mais sorte ainda em contar com a presença de Rogério que nos explicitou como funciona o jornalismo literário, qual foi sua idéia ao criá-lo, o público a que se destina e como são adquirdas verbas para o jornal, já que tem distribuição gratuita.

O jornal literário Rascunho foi criado em Curitiba, em abril de 2000, pelo seu editor, o jornalista Rogério Pereira. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo e pelas polêmicas que fomenta entre escritores, críticos literários e consumidores de literatura, o jornal é distribuído para todo o Brasil, alcançando aproximadamente 12 mil leitores.

No Rascunho, cerca de 200 colaboradores de várias regiões do país e do exterior já publicaram resenhas, entrevistas, ensaios, artigos, contos ou poemas. Entre seus colunistas fixos, estão autores como Nelson de Oliveira, Fernando Monteiro e José Castello. Vários outros já lançaram trabalhos inéditos no Rascunho – entre eles, Dalton Trevisan, Affonso Romano de Sant’Anna, Luiz Vilela, Lygia Fagundes Telles, Luiz Ruffato, Ivan Junqueira e Miguel Sanches Neto. O veículo tem 32 páginas, divididas em quatro cadernos, e é publicado em edições mensais.

Certamente neste mercado já conheceram excelentes obras, mas também aposto que já tiveram o azar de pegar escritores como Paulo Coelho!

Nenhum comentário: