Campanhas Publicitárias da UniBrasil

Sou uma pessoa bastante implicante, ao meu modo, e recentemente resolvi implicar com as campanhas publicitárias da UniBrasil, instituição onde curso o 6o período de Jornalismo. Veja abaixo:

Sou aluna da instituição e quase diria que foi interessante colocarem fotos dos alunos no chão dos corredores,(se bem que não há indícios de que realmente sejam) se não fossem pelo fato de estas fotos não contar com um negro, ou pelo menos moreno....
A Open Salup não está conseguindo aproveitar o mais bacana da instituição, que é a diversidade, pois temos representantes de todos as tribos, do black power ao rastafari, e apenas os que vemos nas propagandas que ela elabora é um monte de gente com o cabelinho penteadinho estilo "mamãe que fez" e que não tem nada a ver com a maioria dos alunos. Acho que poderia ser melhor.....
Nesse ponto há uma grande contradição entre a campanha anterior e a que esta sendo veiculada, uma vez que a anterior dizia: "Seja Fora do Comum" ( o que chegou a aborrecer a alguns alunos, já que somos todos normais) e contrapondo isso surgem com a atual campanha que em nada se difere das outras instituições.

Mas o objetivo desse e-mail não é discutir se somos ou não normais, mas sim expressar a minha repugnância ao preconceito e ao racismo, mesmo que seja camuflado.

Gostaria que esse e-mail não fosse olhado como mais uma reclamaçãozinha inútil de uma acadêmica insatisfeita, mas que olhassem com a voz de muitos que talvés não tenham coragem ou que nem mesmo se deram conta do fato.

Resposta do diretor geral, encaminhada pela Renata, diretora geral de mkt:

Renata
A aluna tem toda a razão. O preconceito velado é o que aparece exatamente naquilo que se coloca de forma oculta. Esta é a pior das manifestações, porque faz parte do que Hanna Arendt chamou de "banalização do mal". Por também adotar uma posição rigidamente anti-preconceito é que solicito a você que veja com a agência para que isto não mais ocorra, especialmente porque a postura da Unibrasil sempre foi contrária a qualquer tipo de discriminação. Em campanhas anteriores este cuidado foi tomado por você. Nesta, houve um descuido de nossa parte. Não foi intencional, mas aconteceu.
Sobre os demais comentários da nossa aluna Lucimara, não vou entrar no mérito.
Saudações,
José Henrique de Faria
Diretor Geral


Nenhum comentário: