Chegou a sexta-feira, enfim....

Mas afinal, qual o motivo de tanta felicidade apenas pela chegada de um dia, que é como tantos outros???
O verdadeiro motivo para tanta felicidade pela chegada do penúltimo dia da semana, é porque com ele vem todas as ansiedades do fim de semana.
É a certeza do abraço entre amigos que se visitam...
É a mãe que vai receber o filhos e os netos para o almoço...
É o ator que vai estrear a sua nova peça....
É a mocinha que vai fazer a sua tão sonhada festa de 15 anos...
.... é, realmente muitas coisas a serem comemoradas....

Existe, porém, aqueles que não percebem que os dias, os meses e os anos se passam, pois estão a mercê de um problema muito maior, que é a possibilidade de encontrar com o que se alimentar e onde dormir. Não há amigos para encontrar, filhos para abraçar, viajens a fazer, teatros a assistir. Na realidade assistem ao teatro sim, mas o de suas próprias vidas, onde representam o filho rejeitado por um pai soberbo.

E para mim, o que representa a sexta-feira??
Dia de trabalho, faculdade.... o melhor mesmo é quando o dia termina e posso ser recebida com um abraço acolhedor por aquele que ama, que me pergunta como foi o dia... é o sábado que mais me agrada, quando posso ir ao encontro de minha geradora, receber os seus afagos e votos de eterno amor... quando posso ver os frutos de minha irmandade sorrindo e pedindo para que brinque ou lhes ensine algo ....

E assim se vão os meus dias e de todos aqueles que andam a passos largos em busca de riquezas e felicidade individual, muitos nem percebem que na beira do seu caminho há pobres, infelizes e rejeitados.

O Bicho

Manuel Bandeira

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

Nenhum comentário: