Água para todos


É incrível que apesar das estatísticas de que a água potável está acabando do planeta, os considerados “os melhores seres da terra”, não se dão conta do que está sendo dito e não se incomodam em deixar a torneira aberta sem necessidade ou em jogar um papel pela janela do carro, pois afinal é como eles dizem: ‘’não sou só eu que faco isso”! E ainda são capazes apregoar que “o homem é o único ser pensante” (imaginem se não fosse).

Na minha ampla ignorância não vejo outros culpados pelo esgotamento da água, a não ser nós mesmo. Quem nunca ouviu seu pai ou avô dizer que o riozinho que passa perto da casa era tão límpido que podia-se beber da água? Cenário que com certeza não faz mais parte do nosso cotidiano e que não fará dos meus filhos e netos (isso se eles chegarem a conhecer o que é água).

Ainda hoje li uma crônica de Martha Medeiros, jornalista do Jonal Zero Hora de Porto Alegre, onde ela cita uma sábia declaracão de Washington Olivetto. Ele diz que há no mundo os ricos-ricos (que têm dinheiro e têm cultura), os pobres-ricos (que não têm dinheiro mas são agitadores intelectuais, possuem antenas que captam boas e novas idéias) e os ricos-pobres, que são a pior espécie: têm dinheiro mas não gastam um único tostão da sua fortuna em livrarias, shows ou galerias de arte, apenas torram em futilidades e propagam a ignorância e a grosseria.

É necessário exemplos? Pois a Martha dá:

“Estava dirigindo quando o sinal fechou. Parei atrás de um Audi preto do ano. Carrão. Dentro, um sujeito de terno e gravata que, cheio de si, não teve dúvida: abriu o vidro automático, amassou uma embalagem de cigarro vazia e a jogou pela janela no meio da rua, como se o asfalto fosse uma lixeira pública. O Audi é só um disfarce que ele pôde comprar, no fundo é um pobretão que só tem a oferecer sua miséria existencial.

Os ricos-pobres não têm verniz, não têm sensibilidade, não têm alcance para ir além do óbvio. Só têm dinheiro. Os ricos-pobres pedem no restaurante o vinho mais caro e tratam o garçom com desdém, vestem-se de Prada e sentam com as pernas abertas, viajam para Paris e não sabem quem foi Degas ou Monet, possuem tevês de plasma em todos os aposentos da casa e só assistem programas de auditório, mandam o filho pra Disney e nunca foram a uma reunião da escola. E, claro, dirigem um Audi e jogam lixo pela janela. Uma esmolinha para eles, pelo amor de Deus. ”

O resultado disso tudo é algo bem simples: a natureza se volta contra o homem. Aliás, se pararmos para pensar a água é algo incrivelmente simples, mas jamais reproduzido em laboratório.

Comentário publicado originalmente no blog da Manalais Comunicação http://blog.manalais.com.br/2007/01/17/agua-para-todos/ em 17/01/2007

Nenhum comentário: